Everything about Mudanças Climáticas, noticias, Mudanças Climáticas: Consequências e Desafios no Brasil em 2024

Semana do Auditor traz talk aboutão sobre a importância do Fisco para a garantia de justiça fiscal e o crescimento do estado

Porém, diferentemente da China, tem uma matriz energética predominantemente limpa. É uma vantagem que faz do Brasil o destino perfeito para investimentos verdes, e uma plataforma barata para a exportação de produtos de baixo carbono, com ênfase para a coqueluche do momento, o hidrogênio verde.

Ao tentar responder a algumas dessas perguntas, a Agência Senado publicou, entre maio e junho de 2024, reportagens sobre a emergência climática, que agora podem ser lidas por meio dos links abaixo.

Em intercâmbios no noroeste amazônico, mulheres indígenas discutem seu bem-estar e enfrentamento à violência de gênero

Planalto libera mais de R$ five hundred milhões para combate a incêndios descontrolados. Novas medidas devem ser publicadas nos próximos dias website close play_arrow

O que cientista que morou em caverna no escuro e sem saber as horas revelou sobre nossa relação com o tempo

Recursos do Fundo Amazônia para combater desmatamento e queimadas seguem em execução prioritária pelo governo do Acre

Um bloqueio atmosférico ocorre quando um sistema de alta pressão impede o avanço das frentes frias e sistemas frontais que poderiam provocar chuvas. Como resultado, vastas áreas do Sudeste têm registrado um inverno particularmente seco e quente.

Kleber Karipuna, coordenador-executivo da Apib, ressaltou a urgência da atuação conjunta internacional das organizações indígenas para impedir as políticas que colocam em risco seus direitos. “O ATL está trazendo novamente os parentes de outros países para conhecerem a nossa realidade, e nós conhecermos a realidade deles, para juntos, nessa aliança global de povos indígenas, podermos lutar para a melhoria dos nossos direitos, em nossos territórios e em todo mundo”, ressaltou.

A conscientização sobre as mudanças climáticas e suas consequências imediatas também se faz necessária para enfrentarmos esses longos períodos de seca com mais segurança e menos danos.

Em sua fala, a coordenadora do Comitê Gestor de Educação Ambiental da Unicentro alertou sobre os impactos globais causados pelas mudanças climáticas e a importância de pensar soluções para freá-lo.

“Não é mais possível estabilizar o aumento da temperatura em 2 graus Celsius.” A frase dá a dimensão do desafio que a humanidade tem até 2050 para atingir a meta de descarbonização da economia, principal frente de batalha contra as graves consequências das mudanças climáticas, definida no Acordo de Paris.

Sobre os avanços da matriz energética brasileiras e os desafios neste cenário, a professora da Unicentro destacou que não existe uma solução única para cada região do país, sendo necessárias ações pensadas em suas diversidades. 

Lideranças de diversos países, que atuam em conjunto com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e outras organizações brasileiras trouxeram os desafios e consequências das mudanças no clima em todo mundo, e que afetam, sobretudo, os territórios e a vida dos povos indígenas.

“Emergência porque a terra está gritando e pedindo socorro faz tempo. A gente tem a crença que a natureza tem a sua overall autonomia e ela conversa com a gente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *